And the oscar goes to... [2]
Well, well, well. Carnaval passou, daqui a 9 meses eu posto fotos do meu filho. Zoa. Então, eu perdi o Oscar, mas precisava comentar algo, por que desperdiçar um assunto no mário é burrice.
Bom, lá vamos nós...
Dando tchauzinho, o Oscar vai para... a India. Jai Ho!
O esperado aconteceu. O filme, de baixissimo orçamento, Slumdog Miilionaire (aprendi a chama-lo assim, não vai ser com esse nome traduzido) faturou 8 estatuetas.
Lombardi, pode entregar o prêmio, as 8 estatuetas de ouro, que valem mais do que dinheiro
Merecido? Sim, porém exagerado. Slumdog levou todos os prêmios que levou por sua qualidade sim, mas por uma coisa maior. O espírito de mudança que a Academia quer passar. Um filme independente, daqueles que passam uma mensagem de esperança e felicidade (diferente de Crash,2004) finalmente sai com um as principais estatuetas nas mãos, depois de Pequena Miss Sunshine(2006) e Juno (2007) sairem perdendo. O filme passa uma mensagem de esperança e superação, coisa que o mundo no geral estava precisando. Tempos de crises geram mudanças.
Benjamin Button era um filme tido como melhor para muitas pessoas, mais tradicionalista, mais com cara de Oscar(ouvi e li muitos dizendo isso). Mas o Oscar quer mudar a sua cara. Eu não assisti o Oscar, como dito anteriormente, estava viajando. Mas pelo que pude ler, não foi o mesmo Oscar dos anos anteriores. Mudaram a forma de apresentar, mudaram a forma de entregar os prêmios, mudaram o tom da apresentação. E parece que o público aceitou muito bem essa mudança, visto o aumento de 13% do último ano (ano em que tivemos Onde os Fracos Não Tem Vez foi o grande vencedor e tinhamos filmes com uma temática muito mais pesada concorrendo a melhor filme).
Outra coisa que o Oscar mostrou foi que não se precisa de muito dinheiro, muitos efeitos, muito tempo de filme para termos uma grande obra cinematográfica. Visto que Benjamin Button custou muitas vezes mais que Slumdog Millionaire, e o mesmo só levou três estatuetas técnicas(muito merecidas, diga-se de passagem).
Quanto as interpretações, tenho como justíssimas. Kate como melhor atriz faz um trabalho impecável. Apesar de não ser a melhor atuação dela, ela mereceu a estatueta. Sean Penn estupendo como Harvey Milk levou com mérito sua segunda estatueta em uma das suas melhores atuações da carreira. Mickey Rourke também seria merecido levar. Mas como o prêmio só vai para um, que vá para o Sean Penn que eu sou fã e foi injustiçado ano passado por Na Natureza Selvagem. Heath Ledger, a maior barbada do ano, levou merecidamente, a sua família ficou com a estatueta. Penelope levou por Vicky Cristina Barcelona, sendo a aúnica coisa que valha realmente a pena no filme.
Quanto aos prêmios que deviam ser dados, temos Waltz With Bashir (que devia ter sido indicado a melhor animação) e Presto.
Quanto aqueles que deviam ter sido indicados, a maior falta foi Clint Eastwood, que por Gran Torino devia ter sido indicado pelo menos a melhor canção e atuação no mínimo (podendo ainda ter sido indicadoa filme e direção). Batman e Wall-E poderiam ser indicados facilmente a melhores filmes e Nolan a melhor diretor. O lutador também deveria ter recebido mais indicação como Direção e Canção. Michael Sheen (Frost/Nixon) é outro injustiçado pela academia, tendo sido esnobado pela segunda vez (a primeira foi pela A Rainha). Brad Pitt fez um trabalho muito mais empolgante empolgante em Queime Depois de Ler do que em Benjamin Button (muitos dizem que a maquiagem do filme atuou mais que ele no filme).
Mas com certeza, o melhor do Oscar foi Ben Stiller. Retirado da Casa dos Ava .
2 comentários:
ben stiller, tina fey, steve martin, seth rogen e james franco foram os melhores da noite. A-MEI esse oscar, sério, quebrou grande parte do tradicionalismo característico da premiação. as vitórias de slumdog comprovam isso.
e sean penn <3 aiai, esse daí ficaria bem atuando como barata.
Ben Stiller chutou bundas nesse Oscar.
Michael Sheen esnobado (2)
Ainda tenho que ver Gran Torino e O Lutador. Hm
Postar um comentário